segunda-feira, 2 de abril de 2012

 

Defensivos Alternativos 


O que significa o controle alternativo de pragas e moléstias?
 
Consiste na proteção das plantas, com produtos que não contaminam o homem e os animais, nem destroem o ecossistema, e mantém o solo, o ambiente e a planta saudáveis. Nestas condições, os frutos são sadios, com o sabor característico e as plantas permanecem mais vigorosas e resistentes. 
  
O controle alternativo é eficiente?
Hoje há muitos produtos alternativos e naturais que podem substituir com eficiência os agrotóxicos, como a Calda Bordalesa e a Calda Viçosa no combate a doenças fúngicas e bacterianas, Calda Sulfocálcica para aplicação contra ácaros e diversas pragas. 

Somente os defensivos alternativos são suficientes para manter a planta sadia?
 
Não. Para ter um baixo custo e reduzido número de tratamentos, devem ser utilizados métodos complementares, de proteção, como rotação de culturas , biodiversidade de cultivos, empregos de adubos verdes, faixas de refúgios, adubos de lenta liberação de nutrientes, cobertura morta, adubação orgânica, etc. 
  
Por que alguns produtores de frutas ainda resistem em adotar o controle alternativo?
Geralmente por desconhecer os princípios que envolvem o emprego dos defensivos alternativos e suas vantagens. Também por falta de orientação no preparo e aplicação dos alternativos, proporcionam baixa eficiência no tratamento.

Outros produtores, por desconhecem as indicações e recomendações para cada cultura. Os resultados nem sempre são imediatos, as vezes não surgem primeiras aplicações dos defensivos alternativos, porque as plantas que foram tratadas por produtos convencionais estão saturadas com agrotóxicos e precisam passar por um período de desintoxicação. O problema também é quanto a disponibilidade destes produtos nas diferentes regiões, uma vez que geralmente os produtos alternativos não são encontrados nas lojas agropecuárias.