quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Curso de Agroecologia tem o idea de preparar seus alunos de Forma que Possa terminar o ensino medio com um diploma de Técnico.
Dessa Forma os Alunos saem Técnicos responsáveis e Preparados Para o
mercado de Trabalho .
a também pessoas preocupadas com o meio ambiente e com sigo mesmo'!

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL



“Agricultura sustentável a serviço da saúde e da Biodiversidade.”
Alunos: Suellem Teófilo, Érica Teleken, Angélica Lopes, Hugo Martins
Professora: Lilia Mendonça

  Introdução

A agricultura faz uso de recursos naturais como à água e a terra para prover o ser humano de serviços, como alimentos e roupas; é considerada uma das mais importantes atividades já que constitui um aspecto importante no processo do desenvolvimento sustentável e fortalecimento das relações etnobotanicas (inter-relação ser humano-plantas) que a tempos vem perdendo força.

Atualmente, os países estão conscientes de que é necessário fazer com que os setores agrícolas se tornem sustentáveis, porque eles então cientes que as demandas de alimentos e roupas aumentaram e seguirão em alta e os recursos se escasseiam.

Realmente a sustentabilidade esta sendo muito falada em todos os lugares e sendo utilizada de forma que a agricultura possa se torna mais econômica e saudável fazendo com que os agricultores sejam mais conscientes do seu trabalho.

Por isso que todos acreditam que o uso da agricultura sustentável é a única forma de amenizar os danos ambientais que o Homem propõe.

Objetivo
Compreender os métodos abordados pela agricultura sustentável, e demonstrar ao publico a realidade dessa nova forma de agricultura, que tem como conceito ser sustentável econômica e ecologicamente. Por outro lado fazendo com que se possa ser discutido entre alunos do ensino médio integrado técnico em agroecologia para uma melhor interação e troca de informações sobre o assunto.

Justificativa

Temos como futuros técnicos em agroecologia, o dever de obter informações dessa nova forma de agricultura sustentável, ecológica e econômica. Por ser um assunto que esta sendo muito discutido nacional e internacionalmente, é preciso estar informados sobre seus métodos, conceitos e objetivos para discutir criticamente a área abordada.


Fundamentação Teórica:
Definição da agricultura sustentável

Na agricultura sustentável, o próprio sistema gera os recursos necessários para se manter em longo prazo. Em outras palavras, é a atividade que permite ter uma produção de alimentos e de fibras vegetais sem pôr em risco a conservação de recursos naturais ou a diversidade biológica e cultural para as futuras gerações.

Hoje em dia não existe uma definição resumida do termo agricultura sustentável, já que o conceito varia com a disciplina do pensador e com o sistema de estudo. Dentro de muitas definições, a proposta pela Sociedade Americana de Agricultura (América Society of Agronomy, em inglês) de 1989 cita o seguinte: "uma agricultura sustentável é aquela que, em longo prazo, promove a qualidade do meio ambiente e dos recursos-base dos quais depende a agricultura; provê as fibras e alimentos necessários para o ser humano; é economicamente viável e melhora a qualidade de vida dos agricultores e da sociedade em seu conjunto”.

Características da agricultura sustentável

Os produtores de uma agricultura sustentável não são apenas econômicos, mas também ecológicos e sociais. Por isso, em quase todas as definições se apresentam os seguintes elementos:
• A melhoria e a conservação da fertilidade e da produtividade do solo com estratégias de manejo (insumos de baixo custo);
• A satisfação das necessidades humanas;
• A viabilidade econômica;
• A eqüidade e a melhora da qualidade de vida dos agricultores e da sociedade;
• A minimização dos impactos, proteção e melhoria do ambiente;
• A durabilidade do sistema em longo prazo no lugar da rentabilidade em curto prazo.

Métodos para se obter uma agricultura sustentável

As práticas promovidas para o desenvolvimento da agricultura sustentável são: cultivos tradicionais, abonos verdes, rotação de cultivos, integração de sistemas agropecuários e sistemas agroflorestais. Estes últimos se convertem em agroecossistemas que, sobre os ecossistemas naturais, permitem criar sistemas para a obtenção de plantas ou animais de consumo imediato ou transformáveis. Estas técnicas agroecológicas têm como objetivo melhorar o equilíbrio do fluxo de nutrientes e conservar a qualidade dos solos, fomentar a agrobiodiversidade, minimizar o uso de insumos externos e conservar e resgatar os recursos naturais. A sustentabilidade na agricultura é comumente melhorada ao se combinarem práticas tradicionais com tecnologias modernas, tais como a plantação simultânea, a agrosilvicultura, os pastos florestais, a rotação e a lavoura de conservação. O benefício destas práticas se dá nos cultivos que exploram diferentes recursos ou que atuam entre si, evitando a erosão e perda de nutrientes.


Conclusão
Concluímos que a pratica da agricultura sustentável é a melhor forma de agricultura sendo que adotas praticas ecológica econômica que trás para o agricultor uma segurança no seu trabalho, fazendo com que ele se torne sustentável assim sua propriedade melhora financeiramente e ecologicamente.

Mais para que isso aconteça devemos estar conscientizados de que a agricultura sustentável é uma das melhores praticas que contribui para que a agricultura seja de longo prazo sem que acabe com os recursos adquiridos.

 Tornando assim um grande passo para seu desenvolvimento é a criação de grupos de técnicos que estejam conscientizados, dessas pratica que até mesmo possam retribuir seus conhecimentos para os agricultores, e assim aumentando cada vez mais o desenvolvimento sustentável.

Metodologia

Pesquisa em livros e internet.
Leitura de textos informativos.
Toma de fotos.
Trabalho em grupo.

Bibliografia
http://www.micromacro.tv/pdfs/saber_mas_portugues/desenvolvimento_sustentavel/42definicao_de_agricultura_sustentavel.pdf

 

Agricultura Econômica, em Parceria com o Meio Ambiente.



Como fazer com que os agricultores sejam econômicos e ecológicos ao mesmo tempo?
Hoje em dia, os agricultores estão gastando, mais e tendo informação de menos, com isso eles acabam dependentes da falta de informação, assim o agricultor trabalha usando sua propriedade de modo excessivo, sem que tenha nenhuma integração entre, administração, economia e meio ambiente.
Essa falta de administração na maioria das vezes e culpa do agricultor que se priva das novas formas de se administrar uma propriedade, deixando de ir atrás de novas técnicas que sejam rentáveis ao mesmo tempo ecológicas.
Há uma coisa que me deixa indignada, é que os agricultores ignoram ajudas técnicas, e ficam amigos dos vendedores de agrotóxicos que apenas se importam em vender seus químicos e mais nada, com isso os “amigos” deixam o agricultor desamparado, financeiramente prejudicado e o pior fazendo com que o agricultor não trabalhe de forma saudável e econômica em sua propriedade pelo uso incorreto de agrotóxico sem nenhuma ajuda técnica assim fazendo com que haja danos ambientais.
A única forma de o agricultor deixar de ser dependente de insumos químicos e outros implementos agrícolas e ao mesmo tempo sendo econômico e ecológico, o agricultor precisa buscar novas técnicas que estejam dentro da suas necessidades, tornando assim o agricultor mais ciente do seu trabalho, uma das formas de desenvolvimento ecológico é a agricultura sustentável que tem como conceito a agricultura econômica saudável e etnobotanica (relação ser humano e plantas)
As técnicas ecológicas são ideais para que o agricultor esteja satisfeito com sua fonte de renda, porque um agricultor que sabe administrar, não terá o risco de sofre qualquer prejuízo financeiro, a administração bem sucedida é à base de tudo uma propriedade bem administrada com técnicas ecológicas e econômicas o agricultor vai saber manejar sua propriedade sem qualquer problema.
Mas para que isso aconteça devemos abrir a nossa mente para as novas formas de agricultura onde que ao mesmo tempo tenha parceria harmonia com o meio ambiente e faça com que cada um fique feliz com seu trabalho e sua família, ganhando o suficiente sem que possa depender de terceiros mal intencionados.


Autora: Suellem T.T. de Sousa