quarta-feira, 16 de maio de 2012

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL



“Agricultura sustentável a serviço da saúde e da Biodiversidade.”
Alunos: Suellem Teófilo, Érica Teleken, Angélica Lopes, Hugo Martins
Professora: Lilia Mendonça

  Introdução

A agricultura faz uso de recursos naturais como à água e a terra para prover o ser humano de serviços, como alimentos e roupas; é considerada uma das mais importantes atividades já que constitui um aspecto importante no processo do desenvolvimento sustentável e fortalecimento das relações etnobotanicas (inter-relação ser humano-plantas) que a tempos vem perdendo força.

Atualmente, os países estão conscientes de que é necessário fazer com que os setores agrícolas se tornem sustentáveis, porque eles então cientes que as demandas de alimentos e roupas aumentaram e seguirão em alta e os recursos se escasseiam.

Realmente a sustentabilidade esta sendo muito falada em todos os lugares e sendo utilizada de forma que a agricultura possa se torna mais econômica e saudável fazendo com que os agricultores sejam mais conscientes do seu trabalho.

Por isso que todos acreditam que o uso da agricultura sustentável é a única forma de amenizar os danos ambientais que o Homem propõe.

Objetivo
Compreender os métodos abordados pela agricultura sustentável, e demonstrar ao publico a realidade dessa nova forma de agricultura, que tem como conceito ser sustentável econômica e ecologicamente. Por outro lado fazendo com que se possa ser discutido entre alunos do ensino médio integrado técnico em agroecologia para uma melhor interação e troca de informações sobre o assunto.

Justificativa

Temos como futuros técnicos em agroecologia, o dever de obter informações dessa nova forma de agricultura sustentável, ecológica e econômica. Por ser um assunto que esta sendo muito discutido nacional e internacionalmente, é preciso estar informados sobre seus métodos, conceitos e objetivos para discutir criticamente a área abordada.


Fundamentação Teórica:
Definição da agricultura sustentável

Na agricultura sustentável, o próprio sistema gera os recursos necessários para se manter em longo prazo. Em outras palavras, é a atividade que permite ter uma produção de alimentos e de fibras vegetais sem pôr em risco a conservação de recursos naturais ou a diversidade biológica e cultural para as futuras gerações.

Hoje em dia não existe uma definição resumida do termo agricultura sustentável, já que o conceito varia com a disciplina do pensador e com o sistema de estudo. Dentro de muitas definições, a proposta pela Sociedade Americana de Agricultura (América Society of Agronomy, em inglês) de 1989 cita o seguinte: "uma agricultura sustentável é aquela que, em longo prazo, promove a qualidade do meio ambiente e dos recursos-base dos quais depende a agricultura; provê as fibras e alimentos necessários para o ser humano; é economicamente viável e melhora a qualidade de vida dos agricultores e da sociedade em seu conjunto”.

Características da agricultura sustentável

Os produtores de uma agricultura sustentável não são apenas econômicos, mas também ecológicos e sociais. Por isso, em quase todas as definições se apresentam os seguintes elementos:
• A melhoria e a conservação da fertilidade e da produtividade do solo com estratégias de manejo (insumos de baixo custo);
• A satisfação das necessidades humanas;
• A viabilidade econômica;
• A eqüidade e a melhora da qualidade de vida dos agricultores e da sociedade;
• A minimização dos impactos, proteção e melhoria do ambiente;
• A durabilidade do sistema em longo prazo no lugar da rentabilidade em curto prazo.

Métodos para se obter uma agricultura sustentável

As práticas promovidas para o desenvolvimento da agricultura sustentável são: cultivos tradicionais, abonos verdes, rotação de cultivos, integração de sistemas agropecuários e sistemas agroflorestais. Estes últimos se convertem em agroecossistemas que, sobre os ecossistemas naturais, permitem criar sistemas para a obtenção de plantas ou animais de consumo imediato ou transformáveis. Estas técnicas agroecológicas têm como objetivo melhorar o equilíbrio do fluxo de nutrientes e conservar a qualidade dos solos, fomentar a agrobiodiversidade, minimizar o uso de insumos externos e conservar e resgatar os recursos naturais. A sustentabilidade na agricultura é comumente melhorada ao se combinarem práticas tradicionais com tecnologias modernas, tais como a plantação simultânea, a agrosilvicultura, os pastos florestais, a rotação e a lavoura de conservação. O benefício destas práticas se dá nos cultivos que exploram diferentes recursos ou que atuam entre si, evitando a erosão e perda de nutrientes.


Conclusão
Concluímos que a pratica da agricultura sustentável é a melhor forma de agricultura sendo que adotas praticas ecológica econômica que trás para o agricultor uma segurança no seu trabalho, fazendo com que ele se torne sustentável assim sua propriedade melhora financeiramente e ecologicamente.

Mais para que isso aconteça devemos estar conscientizados de que a agricultura sustentável é uma das melhores praticas que contribui para que a agricultura seja de longo prazo sem que acabe com os recursos adquiridos.

 Tornando assim um grande passo para seu desenvolvimento é a criação de grupos de técnicos que estejam conscientizados, dessas pratica que até mesmo possam retribuir seus conhecimentos para os agricultores, e assim aumentando cada vez mais o desenvolvimento sustentável.

Metodologia

Pesquisa em livros e internet.
Leitura de textos informativos.
Toma de fotos.
Trabalho em grupo.

Bibliografia
http://www.micromacro.tv/pdfs/saber_mas_portugues/desenvolvimento_sustentavel/42definicao_de_agricultura_sustentavel.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário